segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Sobre Petróleo...

🔽
Quando falamos sobre competições comerciais internacionais, e temos uma visão atualizada sob o que acontece ultimamente nos Estados e País, é de refletir ao ponto de ter certeza que a economia já foi melhor. 
No link abaixo tem uma entrevista com o Presidente do IBGE no ano de 2005- Eduardo Pereira Nunes. 

E tem um trecho que achei interessante, diz o seguinte: 
"Pensando no futuro, o senhor acha que uma segunda versão deste programa deve acontecer?
 E. P. Nunes: Estou preocupado com a velocidade com a qual os preços relativos têm mudado e com as restrições que tais mudanças trazem ao calendário que deveríamos seguir nas etapas futuras do programa. Tome-se como exemplo o que vem acontecendo com os preços do petróleo. Na época da versão anterior do PCI, os preços eram da ordem de $25 (dólares americanos). Durante o ano de referência – 2005 - os preços atingiram $50 e nenhum outro grande componente da cesta básica de bens e serviços teve aumento comparável. Se estivéssemos coletando os preços hoje, o petróleo teria alcançado um valor acima de $70, introduzindo outra mudança substancial nos preços relativos. É nossa responsabilidade, como provedores de estatísticas oficiais, registrar, analisar e interpretar tais mudanças, ao invés de ignorá-las porque não nos preocupamos com a elaboração de um programa adequado."
ftp://ftp.ibge.gov.br/Programa_de_Comparacao_Internacional_PCI/PCI_portugues.pdf

A preocupação com o Petróleo é que rege o Mercado Interno e Externo, isso em 2005 o Preço do Petróleo era $50 (Dólares Americanos) convertendo para real fica R$ 101(Reais Brasileiros), mas em 2017 o Preço do Petróleo está $ 101 (Dólares Americanos)convertendo para real fica R$ 325(Reais Brasileiros).

Percebo que a estipulação de preço para 2017 esta relativamente baixo, acredito que pode ter até baixado o padrão. Doze anos depois o que vejo são rastros do passado. 

vejam algumas imagens:








  Para mais Detalhes Segue link Abaixo:
http://www.petroleo.coppe.ufrj.br/historia-do-petroleo/

Imagens Fonte: Google.
PDF na integra:


Boa Leitura!!
:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que não tenham haver com o conteúdo publicado será apagado.